Aula 25 - As manifestações culturais no processo de redemocratização

 



Aula 25 - As manifestações culturais no processo de redemocratização

Clique no link para acessar os slides desta aula:

https://acervocmsp.educacao.sp.gov.br/111963/866468.pdf


Resumo: As Manifestações Culturais na Redemocratização

Oi, pessoal! Hoje vamos falar sobre como a cultura, nas suas diversas formas, ajudou no processo de redemocratização do Brasil, depois da ditadura militar.

Primeiro, é importante entender que "cultura" não é só sobre conhecer coisas sofisticadas, como música clássica ou literatura famosa. Cultura é tudo o que a gente cria, desde o jeito que vivemos até as músicas e as artes que produzimos.

Durante a ditadura, a cultura foi muito controlada. Músicas, livros, e outras formas de expressão eram censurados, e muitos artistas tiveram que se exilar ou trabalhar escondidos. Mas com a volta da democracia, a cultura floresceu de novo, e muitos artistas puderam se expressar livremente.

Por exemplo, temos a revista "Chiclete com Banana", que começou a ser publicada logo após o fim da ditadura. Ela trouxe quadrinhos e temas que antes eram proibidos, criticando a política e a sociedade.


O movimento punk também se destacou nesse período. Jovens que faziam parte desse movimento usavam um estilo bem característico e suas músicas criticavam o governo e a sociedade. Uma das músicas desse período é “Medo” da banda Cólera. Ouvir essa música nos mostra como o punk era uma forma de resistência e protesto.



Outra forma de manifestação cultural muito importante é o samba. Com a redemocratização, os desfiles de carnaval voltaram a ser momentos de festa e também de crítica. Em 1986, foi o primeiro carnaval sem censura, e as escolas de samba puderam cantar sobre temas políticos e sociais sem medo.

Na literatura, autores que haviam sido censurados puderam voltar a publicar seus livros. Um exemplo é o poeta Ferreira Gullar, que depois de passar um tempo fora do Brasil, voltou e continuou sua carreira.

Então, para a nossa atividade de hoje, vocês vão ouvir a música “Que País É Esse?” da Legião Urbana e refletir sobre ela. Pensem: o que a música está dizendo sobre o Brasil na época? E será que ela poderia ter sido lançada durante a ditadura? Por que sim ou por que não?


Lembrando que, durante a redemocratização, a arte e a cultura foram fundamentais para expressar o que a sociedade estava passando e para fazer críticas ao governo, celebrando a nova liberdade que estavam começando a conquistar.

Vamos agora ouvir a música e discutir!


Manifestações Culturais na Redemocratização

  1. Conceito de Cultura

    • Tudo o que o ser humano cria
    • Mais do que apenas conhecimentos sofisticados
  2. Contexto Histórico

    • Censura e controle durante a ditadura
    • Liberdade cultural com a volta da democracia
  3. Exemplos de Manifestações Culturais

    • Revista "Chiclete com Banana"
      • Publicada após a ditadura
      • Quadrinhos com temas críticos e controversos
    • Movimento Punk
      • Música e estilo crítico ao governo
      • Exemplo: “Medo” da banda Cólera
    • Samba e Carnaval
      • Primeiro Carnaval sem censura em 1986
      • Temas políticos e sociais nas escolas de samba
      • Exemplo: Samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense
    • Literatura
      • Autores censurados voltam a publicar
      • Exemplo: Ferreira Gullar
  4. Atividade

    • Ouvir a música “Que País É Esse?” da Legião Urbana
    • Discussão:
      • O que a música diz sobre o Brasil na época?
      • Poderia ter sido lançada durante a ditadura?



Questionário: Manifestações Culturais na Redemocratização

  1. Qual foi um dos principais impactos da redemocratização na cultura brasileira?

    • A) Aumento da censura nas artes
    • B) Restrição das expressões culturais
    • C) Liberdade para expressar opiniões e críticas
    • D) Proibição de novos estilos musicais
    • E) Controle governamental sobre a produção cultural
  2. Qual das seguintes revistas foi um importante exemplo de expressão cultural pós-ditadura?

    • A) Veja
    • B) Playboy
    • C) Chiclete com Banana
    • D) IstoÉ
    • E) Superinteressante
  3. O que caracteriza o movimento punk durante o período de redemocratização?

    • A) Uso de roupas formais e estilos sofisticados
    • B) Música com letras que promoviam a harmonia social
    • C) Estilo agressivo e críticas ao governo e à sociedade
    • D) Danças tradicionais e temas históricos
    • E) Temas românticos e conservadores
  4. Por que o samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense em 1986 é significativo?

    • A) Porque foi o primeiro samba-enredo a ser censurado
    • B) Porque abordou temas políticos e sociais sem censura
    • C) Porque utilizou letras de músicas estrangeiras
    • D) Porque foi o primeiro desfile de carnaval realizado fora do Brasil
    • E) Porque não teve relação com a política
  5. Qual é o papel da literatura na redemocratização, com base no exemplo de Ferreira Gullar?

    • A) Permanecer censurada e proibida
    • B) Continuar a ser publicada apenas em edições restritas
    • C) Ser liberada e retomar a publicação de obras exiladas e censuradas
    • D) Ser substituída por literatura estrangeira
    • E) Ser ignorada pelo público e pela crítica



















Aqui está o gabarito para o questionário:

  1. Qual foi um dos principais impactos da redemocratização na cultura brasileira?

    • C) Liberdade para expressar opiniões e críticas
  2. Qual das seguintes revistas foi um importante exemplo de expressão cultural pós-ditadura?

    • C) Chiclete com Banana
  3. O que caracteriza o movimento punk durante o período de redemocratização?

    • C) Estilo agressivo e críticas ao governo e à sociedade
  4. Por que o samba-enredo da Imperatriz Leopoldinense em 1986 é significativo?

    • B) Porque abordou temas políticos e sociais sem censura
  5. Qual é o papel da literatura na redemocratização, com base no exemplo de Ferreira Gullar?

    • C) Ser liberada e retomar a publicação de obras exiladas e censuradas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Aula 1 - A Guerra Fria

Aula 6 - Os anos 1960, a revolução dos hábitos

Aula 5 - A Revolução Cubana