Aula 12 - A ditadura civil-militar, aspectos culturais e políticos



Aula 12 - A ditadura civil-militar, aspectos culturais e políticos 


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A Ditadura Civil-Militar: Aspectos Culturais e Políticos

Durante a ditadura civil-militar no Brasil (1964-1985), as manifestações culturais se tornaram um meio significativo de resistência ao regime autoritário. A cultura, especialmente a música, o teatro, a literatura e o cinema, desempenhou um papel crucial na oposição ao governo, expressando descontentamento e resistência de maneiras diversas.

1. Música de Protesto: A música de protesto emergiu como uma forma importante de resistência. Artistas como Chico Buarque e Milton Nascimento usaram suas canções para criticar o regime e expressar o sofrimento da população. A canção “Cálice”, por exemplo, é um símbolo da música engajada que buscou burlar a censura e contestar a narrativa oficial do governo militar.

2. Teatros Engajados: O teatro também foi um meio de protesto. Companhias como o Teatro Oficina, sob a direção de Zé Celso, e o grupo Opinião, com Augusto Boal, utilizaram o palco para criticar o regime. Boal desenvolveu o Teatro do Oprimido, promovendo um espaço democrático para o engajamento político e social. Ambos enfrentaram repressão, prisão e tortura devido à sua atuação política.

3. Revistas e Zines: Publicações como a revista Pif-Paf e o jornal O Pasquim foram importantes na crítica ao regime. A Pif-Paf, apesar de ser fechada rapidamente, e O Pasquim, que continuou suas publicações até 1991, usaram humor e sátira para desafiar o governo e promover a democracia.

4. Cinema Novo: O Cinema Novo, liderado por Glauber Rocha, surgiu como uma resposta criativa à censura e à repressão. Rocha e outros cineastas usaram o cinema para abordar temas sociais e políticos, criando obras marcantes com baixo orçamento e alta carga crítica. A ditadura perseguiu Rocha, que foi exilado e ameaçado.

5. Ufanismo e Arte: Enquanto a música de protesto se opunha ao regime, outros artistas promoviam o ufanismo, uma forma de patriotismo exagerado, como demonstrado pela canção “Eu te amo, meu Brasil”. Essas manifestações buscavam exaltar o governo e a imagem do país, frequentemente utilizando o nacionalismo como ferramenta de propaganda.

Objetivos da Aula:

  • Compreender a importância da cultura na resistência à ditadura civil-militar.
  • Analisar o papel de diferentes formas de arte, como música, teatro, literatura e cinema, na expressão e resistência ao regime.
  • Discutir como a censura e a repressão influenciaram a produção cultural e a criatividade dos artistas.

Essa aula pretende mostrar como a cultura foi usada como uma forma de resistência e como os artistas lutaram contra a opressão e a censura durante o período da ditadura civil-militar.



Ditadura Civil-Militar: Aspectos Culturais e Políticos

  1. Importância da Cultura

    • Resistência ao regime
    • Expressão e crítica
  2. Música de Protesto

    • Exemplo: “Cálice” (Chico Buarque, Milton Nascimento)
    • Objetivo: Criticar e burlar censura
  3. Teatro

    • Companhias: Teatro Oficina (Zé Celso), Grupo Opinião (Augusto Boal)
    • Método: Teatro do Oprimido
    • Consequências: Prisão e tortura
  4. Revistas e Zines

    • Exemplos: Pif-Paf, O Pasquim
    • Características: Sátira e crítica ao governo
  5. Cinema Novo

    • Líder: Glauber Rocha
    • Objetivo: Criticar o regime com baixo orçamento
    • Consequências: Perseguição e exílio
  6. Ufanismo

    • Exemplo: “Eu te amo, meu Brasil”
    • Objetivo: Exaltar o governo e promover patriotismo


1. Qual foi o papel principal da música de protesto durante a ditadura civil-militar no Brasil?

a) Promover a cultura popular de entretenimento
b) Aumentar o apoio ao regime militar
c) Criticar o regime e expressar descontentamento
d) Celebrar o patriotismo e a imagem do governo
e) Divulgar as políticas econômicas do governo


2. Qual companhia teatral foi conhecida por suas produções engajadas e críticas ao regime militar?

a) Teatro do Sol
b) Teatro Municipal
c) Teatro Oficina
d) Teatro Nacional
e) Teatro Experimental


3. O que caracteriza as publicações Pif-Paf e O Pasquim durante o período da ditadura?

a) Apoio irrestrito ao regime militar
b) Humor e sátira contra o governo
c) Promoção da propaganda oficial
d) Publicação de receitas culinárias
e) Divulgação de políticas econômicas


4. Qual foi a principal contribuição do Cinema Novo para a resistência à ditadura?

a) Produzir filmes comerciais e de entretenimento
b) Utilizar baixo orçamento para criticar o regime e abordar temas sociais
c) Criar obras de propaganda a favor do governo
d) Adaptar roteiros internacionais para o público brasileiro
e) Evitar qualquer crítica ao governo militar


5. Qual canção é um exemplo de ufanismo durante a ditadura civil-militar?

a) “Cálice”
b) “Pra Não Dizer que Não Falei das Flores”
c) “Eu Te Amo, Meu Brasil”
d) “Panis et Circenses”
e) “O Mundo é um Moinho”












Aqui está o gabarito para o questionário:

1. Qual foi o papel principal da música de protesto durante a ditadura civil-militar no Brasil?

c) Criticar o regime e expressar descontentamento


2. Qual companhia teatral foi conhecida por suas produções engajadas e críticas ao regime militar?

c) Teatro Oficina


3. O que caracteriza as publicações Pif-Paf e O Pasquim durante o período da ditadura?

b) Humor e sátira contra o governo


4. Qual foi a principal contribuição do Cinema Novo para a resistência à ditadura?

b) Utilizar baixo orçamento para criticar o regime e abordar temas sociais


5. Qual canção é um exemplo de ufanismo durante a ditadura civil-militar?

c) “Eu Te Amo, Meu Brasil”

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